Cinco toneladas de alimentos, o correspondente a seiscentas cestas básicas, foram arrecadadas pela Alepe, entre os dias 5 e 27 de junho. Os donativos foram entregues nessa terça à Defesa Civil de Pernambuco e vão ser encaminhados às vítimas de enchentes na Mata Sul do estado. De acordo com o Chefe da Casa Militar, Coronel Eduardo Pereira, 27 municípios ainda estão em situação de emergência. “Nós temos 22 mil desalojados, que são aquelas pessoas que vão para casas de familiares ou de amigos, e cerca de 1.100 desabrigados, que ainda estão em abrigos públicos. Essas pessoas receberão esses donativos que a Assembleia Legislativa arrecadou.”
Também foram reunidos seiscentos kits de higiene pessoal, 300 litros de água mineral e 200 quilos de roupas. O material foi doado por deputados estaduais, servidores da Alepe e cidadãos que utilizaram os cinco pontos de coleta, instalados nos prédios do Poder Legislativo de Pernambuco. O Presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, destacou a importância das doações. “É um gesto humano, é um gesto de solidariedade. Esta Casa Legislativa não poderia ficar ausente, omissa a um trabalho tão importante como este.”
Para doar alimentos e itens de higiene pessoal às vítimas das enchentes na Mata Sul, os pontos de coleta indicados pela Defesa Civil, no Recife, são o Quartel da Polícia Militar, no Derby, e o Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros.